Resenha: Bonequinha de Luxo

6.7.15
Grande parte das pessoas que gostam ou conhecem o filme "Bonequinha de Luxo", não devem ter lido a novela de Truman Capote que deu origem ao filme. Todos se lembram de Audrey Hepburn e seu vestido Givenchy. Porém a estória de Holly Golightly é muito mais profunda e cruel do que todos pensam.


Sinopse: "Truman Capote acompanha as estrepolias de Holly Golightly, a jovem que escapa da vida besta do interior para tentar a sorte na Nova York dos anos da Segunda Guerra. Moça de hábitos e horários nada ortodoxos, Holly põe em polvorosa uma galeria de personagens que vai de um mafioso preso a um escritor inédito, passando por um fotógrafo japonês, uma modelo gaga e uma cantora rouca – para não falar de um certo diplomata brasileiro. Tudo isso sem abandonar a visão de uma vida de luxo, calma e volúpia, se possível bem longe do Texas e bem perto da joalheria Tiffany’s."

Eu já havia tido o prazer de experimentar a escrita de Truman Capote em "A Sangue Frio", que nada tem a ver com a estória de Holly. Um livro reportagem incrível que me fez classificar Capote como um deus, e que por causa do livro acabei descobrindo que Capote era responsável pela criação da Srta. Golighly. Em "Bonequinha de Luxo" a escrita do autor ainda é incrível e é impossível não invejar um homem tão incrível.

O enredo do livro é ao mesmo tempo bem próximo e muito afastado da adaptação cinematográfica. Muito confuso? Calma, eu explico. Ao mesmo tempo em que muitas das falas do livro estão ipisis litteris no filme, as personagens do livro se afastam muito das interpretações do autor. Enquanto Holly de Audrey é divertida, a de Capote é triste e as vezes um pouco sem sentimentos. Não que uma seja melhor que a outra, gostei das duas e em alguns momentos queria ter a presença dela. A maneira como o autor consegue criar uma personagem que encanta a todos os coadjuvantes e aos leitores de uma maneira hipnótica, que é quase impossível que alguém consiga  criar algo semelhante.

O narrador personagem é "Fred" escritor e vizinho da protagonista. Eu tendo sérios problemas em aceitar narrações em primeira pessoa, tenho que dizer que quando feitas da maneira como são realizadas nesse livro, não deixa questionamento, é perfeito. Nada desgastante ou irritante como pilhas de livros contemporâneos em que as personagens continuam a contar suas estórias. Fred diferente do filme, não é o par romântico de Holly, mas mais um dos seus admiradores. Então esqueça as declarações na chuva.

Acho o livro tão atual e divertido, mas ao mesmo tempo tão triste, "Bonequinha de Luxo" é daquelas leituras que geram vários sentimentos. Devorei as suas poucas páginas e queria mais, acabei com aquele vazio, sentindo falta das aventuras da jovem sem posses, com seu pobre gato sem nome. Achando o livro e filme tão diferentes, mas tão perfeitos ao seu modo. Vale ler e assistir, porque a Holy Golighly loira das páginas do livro e a Holy morena de Audrey são maravilhosas igualmente.

Boa Leitura!
Até o próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agora que sou crítica - Design e Desenvolvilmento por Lariz Santana